top of page
Buscar
  • Keila Mattesco

Volta às aulas: Conquistas e Desafios


Um novo ano letivo está começando e cada início é um grande marco de desenvolvimento para todas as crianças em idade escolar. Nesse momento, elas se deparam com muitas novidades, que vão desde mudanças simples como o uso do uniforme, da nova sala até as novas conexões que são criadas pela chegada de uma nova professora e equipe auxiliar, novos colegas de turma, novos aprendizados e rotinas que fazem com que diversas emoções sejam sentidas pelas crianças. Como toda mudança produz efeitos no nosso sistema cognitivo e nossas emoções são impactadas por elas, as mudanças comportamentais são naturais nesses primeiros momentos, o que pode se transformar em desafios adicionais para as famílias. E, como parceira de nossas famílias, preparamos 5 dicas para auxiliar no retorno às aulas:

  1. Planeje a rotina: é importante que as crianças já retomem o planejamento de suas rotinas alguns dias antes de voltar às aulas, como horários de alimentação, de brincar, de higiene pessoal, de dormir e de acordar.

  2. Antecipe novidades: conversem com as crianças sobre as novidades do novo ano pela perspectiva positiva das conquistas alcançadas, mostrando seu entusiasmo pelo novo momento e transmita a confiança que você tem nela de que esse será mais um ano de muito desenvolvimento e muito sucesso.

  3. Pratique a escuta ativa: pratique a escuta ativa para perceber como as emoções estão sendo gerenciadas e fiquem atentos às alterações que podem sinalizar algum problema de adaptação a esse novo momento. Aproveite e compartilhe com a coordenação pedagógica caso identifique algum sinal que possa causar prejuízos durante esse momento, para que possamos atuar em conjunto na busca da melhor solução.

  4. Respeite cada momento: se os desafios da fase da adaptação às novidades causarem transtornos pontuais, respeite esse momento e seja o mais flexível que puder. Ou seja, se a criança não quer ir para a escola um dia ou outro, se não quer usar o uniforme, se prefere não interagir em um determinado momento, apenas respeite! Na maioria das vezes, essa assimilação precisa de um tempo interno de auto-observação e de acolhimento familiar.

  5. Esteja confiante: as crianças têm a incrível habilidade de perceber tudo ao seu redor, inclusive os sentimentos mais reclusos que temos em nós. Então, é de extrema importância que a família esteja confiante para esse novo começo e transmita essa confiança para elas e, juntos, possamos trilhar uma jornada de desenvolvimento extraordinária.

Aqui, a inteligência emocional é uma das nossas disciplinas essenciais e combinamos a filosofia das Inteligências Múltiplas e a Pedagogia do Afeto como base do nossa proposta pedagógica, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I – Anos Iniciais. Além disso, entendemos que todo desenvolvimento envolve entre tantas coisas, aprender a lidar com as emoções e o quanto isso é importante para a vida desse pequeno, dessa pequena que está apenas começando. A habilidade de lidar com os seus sentimentos é um pilar que deve ser fortalecido diariamente, em conjunto com as famílias. Por isso, o amor e o acolhimento são pilares da nossa atuação pedagógica em prol do desenvolvimento pleno das crianças, nossa prioridade é o bem-estar infantil, construído em parceria e estamos sempre atentos para proporcionar a melhor experiência para as crianças e suas famílias. Afinal, sentir é o que faz sentido, e o momento de volta às aulas é grandioso e é fundamental que todos estejamos bem-preparados para vivenciar todas as emoções que um novo ciclo nos traz e que será cheio de conquistas!


Sejam bem-vindas e bem-vindos ao novo ano letivo de 2023 da Família Pirilampo!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page