Proposta Pedagógica

Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner

A Pirilampo tem como principal objetivo proporcionar um ambiente acolhedor, onde as crianças possam se sentir seguras e felizes, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades de forma holística.

Nossa proposta pedagógica se baseia nas Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, que defende que todo ser humano possui 9 inteligências, que devem ser trabalhadas simultaneamente, para o desenvolvimento global do ser.

 

Em seus estudos disruptivos, na década de 80, Gardner afirmou que o conceito de inteligência, como tradicionalmente definido em psicometria (testes de QI), não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. Exemplificando, a teoria comprova que uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é, necessariamente, mais ou menos inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência.

Nossa rotina diária, com crianças a partir de 3 meses, consiste em difundir esse conceito e ampliar as possibilidades de desenvolvimento das crianças, para que consigam reconhecer suas potencialidades, investir nas suas áreas de maior fortaleza e empoderá-las para os desafios que enfrentarão, tornando-se indivíduos conscientes e cidadãos felizes no futuro que as aguarda.

 

​Para isso, proporcionamos um ambiente acolhedor e feliz, onde as crianças são estimuladas diariamente, com atividades diversificadas e criativas, que levem à compreensão e construção de conhecimentos do ensinamento transmitido, através de uma abordagem colaborativa, centrada nas necessidades específicas de cada aluno.