Berçário I
Acolhemos bebês a partir do 3º mês de idade, e somos a rede de apoio da família, respeitando sempre as necessidades individuais, para que eles tenham a melhor experiência de desenvolvimento global, alimentação, higiene e cuidados específicos, tendo sempre como base o tempo de cada bebê.
Para propiciar um desenvolvimento singular, nossas atividades incluem Shantala, Psicomotricidade, Aula de Música, Aula de Inglês, Estimulação tátil, auditiva, visual e oral.
Na fase da introdução alimentar, nossa nutricionista, especializada em introdução alimentar infantil, atua em conjunto com a família para definição do cardápio individual e a metodologia, atendendo as recomendações do pediatra assistente da criança, às suas filosofias e restrições alimentares.
Nosso espaço é cuidadosamente preparado com brinquedos adequados à faixa etária, solário, área para alimentação e não possuímos recursos de tela em nenhuma de nossas salas.
A professora e a auxiliar da turma são apaixonadas por cada conquista que elas ajudam nossos bebês a alcançarem. Elas cuidam com muito carinho de todos e damos feedbacks diários sobre as atividades realizadas.
Berçário II
Nossos bebês do Berçário II chegam a partir do momento que eles conciliam aspetos físicos (como autonomia para andar com firmeza), emocionais e cognitivos (como o interesse pela exploração do ambiente). Aqui, não estabelecemos idade fixa, pois respeitamos o desenvolvimento de cada bebê e sabemos que cada um tem seu próprio ritmo.
Nossa sala do BII é ampla, e dentre algumas atividades oferecemos Psicomotricidade, Yoga, Coordenação motora, Inglês, Música, Artes Plásticas, Educação Alimentar e Ambiental e Estimulação Sensorial.
A professora e a auxiliar da turma cuidam do desenvolvimento de cada criança, oferecendo atividades estimuladoras, acolhendo as necessidades individuais e a rotina diária é informada à família.
Maternal I
Um novo mundo exploratório se abre para as crianças. No Maternal I, nossas crianças, que chegam entre 2 e 3 anos, começam a participar mais ativamente na proposta pedagógica e no tema central, que é trabalhado anualmente.
Sempre partindo das brincadeiras e atividades lúdicas, as crianças começam a materializar os conhecimentos de sua bagagem cognitiva e a realizar construções coletivas, com a sua turminha.
As professoras acolhem o conhecimento prévio de cada criança e, através de muitas brincadeiras, elas vão organizando as áreas do conhecimento, obtendo ganhos qualitativos na linguagem, expressão, organização do pensamento e expressão verbal.
Maternal II
Nessa fase, as famílias já conseguem perceber claramente a ampliação do desenvolvimento das inteligências múltiplas: associação dos números, cores, capacidade linguística, relações intrapessoal e interpessoal são marcos evidentes da efetividade da nossa proposta pedagógica.
As relações de ensino-aprendizagem começam a extrapolar o ambiente da escola e a família tem uma participação mais efetiva na construção do saber, auxiliando nas atividades que começam a ir para a casa, para dar esse senso de comunidade e construção coletiva, que proporcionam uma experiência de aprendizado mais marcante para a criança.
Nesse momento, também, nossa grade é enriquecida com três disciplinas que nos diferencia das creches tradicionais:
-
Inteligência Emocional, para auxiliar no processo de reconhecimento dos seus sentimento, para que as crianças aprendam a se expressar ao invés de internalizar um sentimento, desenvolvendo ferramentas internas que as fortaleça enquanto indivíduos.
-
Educação Financeira, começamos a trabalhar o conceito de dinheiro e seus desmembramentos, levando as crianças a reflexões sobre o poupar, a relação de trabalhar para ganhar e muito mais. Essa atividade tem a culminância na feira do empreendedorismo, que acontece no final do ano.
-
Robótica, nessa atividade trabalhamos com a inteligência lógico-matemática, mas também promovemos o trabalho em equipe e estimulamos a liderança.
Pré I
O processo de letramento e alfabetização, iniciado já no Berçário, através dos recursos linguísticos e do desenvolvimento da fala, começa a ganhar traços.
Aqui, as professoras apresentam recursos e ferramentas, através das brincadeiras e atividades lúdicas diversificadas, para que as crianças comecem a diferenciar os conceitos linguísticos e matemáticos, e, consequentemente, culminam com a capacidade de ler e escrever.
Como diferencial, na aula de Educação Financeira, visando construir uma relação saudável com o dinheiro, as crianças são incentivadas a pensar em projetos coletivos, para aumentar a noção de dinheiro e impactos na sociedade.
Também começamos, já no Pré I, a trabalhar a transição para o Ensino Fundamental, para que a experiência de aprendizado seja leve, suave, instigante e interessante.
Pré II
O Ensino Fundamental I está cada vez mais próximo. Começamos a nos relacionar com mais consciência dos conteúdos e áreas de conhecimento. Os materiais de apoio e recursos de suporte são mais diversificados e o contato com as crianças no 1º ano começa a ser mais frequente, para um acolhimento que facilite essa transição.
Diferente de outras instituições, nosso aprendizado baseado nas brincadeiras e interações não acaba aqui.
As professoras oferecem mais desafios, de forma lúdica, valorizando as conquistas obtidas até o momento, ao mesmo tempo que fazemos a transição para um novo mundo de saberes.