top of page
Buscar
  • Keila Mattesco

As festas de final de ano chegaram!!!

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Essa época do ano é tão esperada por nós e, principalmente, pelas crianças. Nessa época de muita comemoração, férias escolares, estar em família, e compartilhar muitos presentes como celebração de todas as conquistas alcançadas ao longo do ano e da magia que envolve o ciclo de renovação de mais 365 dias.


É comum vermos a dedicação de muitas famílias em dar o melhor, muitas vezes considerados mais caro para suas crianças. É claro que as crianças amam abrir os presentes, se surpreender com a abertura de cada embrulho, experimentar cada mimo recebido, mas será que esse é realmente o grande desejo das crianças?


Será que o sentido das comemorações de final de ano é de fato esse: DAR PRESENTES? Ou será que, principalmente nos dias de hoje, as crianças preferem que ESTEJAMOS PRESENTES?


Com esse trocadilho gostaria de levá-los a uma reflexão.

Se hoje nos sentarmos em qualquer restaurante e olharmos a nossa volta o que veremos? Mesas cheias de pessoas olhando para o celular, as pessoas se falam, trocam meia dúzia de palavras e já entram novamente na tela.


É comum ver também adultos conversando, mas para que a criança não atrapalhe o seu momento de conversa entrega-lhe um celular ou tablet, dos mais modernos, com capa para facilitar que ele fique em pé e a criança consiga comer e ver a imagem sem precisar segurá-lo.


Esse pequeno objeto tem tudo, ali resolvemos pagamentos, vemos nossos e-mails, vemos quem está indo aonde, ali temos quase tudo de que precisamos, quem já perdeu o celular sabe o quanto é desesperador, porém nesse objeto não temo o que mais importa, o afeto e as nossas relações, quem sai perdendo com isso? Todos!!!


Será que as nossas crianças não preferem ser presenteadas diariamente pelas suas famílias, todos os dias, com o seu estado de presença? Perguntas que demonstram interesse genuíno como “Como foi na escola?”, “Gostou do lanche que eu mandei?”, “Você está feliz?”, “Que carinha é essa? O que houve? senta aqui e me conta.” Basta sentar-se e ouvir.


Você já parou e pensou no que a palavra ATENÇÃO significa? Segundo o dicionário, ela significa concentração da atividade mental, concessão de cuidados, gentilezas, etc. O que facilmente podemos fazer a analogia para amor, preocupação, interesse, zelo, cuidado, carinho.


Uma criança que recebe atenção, consequentemente é uma criança mais feliz, menos voluntariosa, e sabem o motivo disso? Porque ela é bem resolvida, ela se sente amada, por isso ela não precisa de nenhum artifício para chamar a atenção, que geralmente é roubada pelo celular ou pelo trabalho.


Então, nesse final de ano e em todos os dias do próximo ano, sugerimos dar o melhor e mais impactante presente a seus filhos e família: esteja presente, em estado de presença, não deixe que nada roube isso de você, esses momentos passam e o que vem depois é uma vaga lembrança, quando não se vive não se tem memórias.


Que tenhamos um final de 2022 renovador e um 2023 cheio de atenção plena a tudo que realmente importa e impacta para todos nós como sociedade.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page